Olá, seja bem-vind@, nós somos a Escola Francesa de Natal!

A Escola Francesa de Natal é a única escola primária Franco Brasileira do Nordeste do Brasil.

Ela é mantida pela Associação Brasil – França para Cultura e Educação e pela Association Franco-Brésillienne de Natal, duas entidades civis sem fins lucrativos.

Ela oferece uma Educação Básica nos níveis: Educação Infantil (Pré-Escolar) e Ensino Fundamental nos anos iniciais (de 1° ao 5° ano).

Sua pedagogia é fundamentada no ensino bilíngue. As disciplinas do programa curricular são ministradas em Português e em Francês. Tendo o acréscimo do idioma inglês a partir do 1ro ou 2° ano. A imersão nas duas línguas torna o aluno verdadeiramente bilíngue e apto a ingressar tanto em colégios secundários brasileiros como franceses.

A vivência e participação de várias culturas, permite ao aluno uma aquisição harmoniosa dos modos de pensar, lhe possibilitando assim um desenvolvimento integral e lhe preparando para tornar-se Cidadão do Mundo.

Um duplo reconhecimento

Programas e Currículo

O nosso currículo segue os programas da Educação Nacional Francesa. Todas as turmas, do Pré-escolar ao 5º ano do Ensino Fundamental estão homologados pelo Ministério Francês, com uma adaptação ao contexto local. Os parâmetros curriculares brasileiros também são respeitados.

A Escola Francesa de Natal é o único estabelecimento escolar francês do Brasil, reconhecida e formalmente autorizado pelo MEC através da Secretaria de Educação e Cultura do RN (Parecer 063/2015-CEB/CEE/RN).

Em relação à cultura, as duas línguas e os dois países estão sendo estudados e/ou vivenciados em momentos marcantes como semana da francofonia, datas comemorativas dos dois países, festas tradicionais, etc. A interação pedagógica entre os professores brasileiros e franceses é frequente e importante.

Inspetores e conselheiros pedagógicos do Ministério francês da educação supervisionam o respeito aos programas, e dão regularmente conselhos pedagógicos e os professores participam com frequência das semanas de formação pedagógicas, organizadas pela AEFE (Agence pour l’Enseignement du Français à l’Etranger).

PT_BR