Ativo 2

 

A rede escolar francesa no exterior possui uma característica particular. Sua existência atende a um duplo propósito: estender o serviço público da educação aos jovens franceses no exterior e contribuir com a política cultural francesa através da escolarização de alunos estrangeiros em escolas francesas ou bilingües (com metade dos ensinos em francês e a outra metade na lingua do pais).

A AEFE é um estabelecimento público nacional de caráter administrativo que se encontra debaixo da tutela do Ministério das Relações Exteriores francês.

http://www.aefe.fr

A Escola Francesa de Natal é parceira da AEFE - Agence pour l'enseignement français à l'étranger e homologada pelo "Ministère Français de l'Education Nationale".

A AEFE é um estabelecimento público nacional de caráter administrativo que se encontra sob tutela do Ministério das Relações Exteriores Francês, e hoje abrange 494 estabelecimentos em 136 países através do mundo.

Sua existência atende a um triplo propósito:

  • Estender o serviço público da educação aos jovens franceses no exterior;
  • Contribuir com as políticas educacionais e culturais francesas através da escolarização de alunos estrangeiros em escolas francesas ou bilíngues;
  • Promover projetos de valorização à cultura francesa, como: Année du sport de l'école à l'université, Planète avenir, Orchestre des lycées français du monde, dentre outros.


Como ser reconhecido pela AEFE?

O ensino deve estar em conformidade com os objetivos dos programas bem como com os princípios da organização pedagógica e educativa em vigor na França. Faz-se necessária uma preparação para os exames franceses. Logo, é preciso que esse ensino permita, tanto na França quanto no exterior, passar de um estabelecimento homologado a outro estabelecimento francês público, ou particular (sob contrato), sem exame de admissão, em qualquer época da vida escolar do aluno.