Caderneta de « Bem-vindos »
Para uma entrada facilitada e sucedida na escola

 

Sra. Sr.,

Vocês acabaram de matricular seu filho na pré-escola.

Essa caderneta tem por objetivo trazer as informações básicas sobre a escola. Os professores poderão lhes dar outras informações se vocês o desejarem.

A escolaridade se desnvolve ao longo dos 3 ou 4 anos de acordo com o ano de nascimento da criança e das vagas disponíveis (Maternalzinho, Maternal, Jardim I, Jardim II).

A P´re-escola vai oferecer a sua criança um modo de vida que atende à suas necessidades fisiológicas e intelectuais.

A sala de aula e a escola são organizadas para permitir uma variedade de atividdes.
E com a sua ajuda que poderemos assegurar juntos uma escolaridade bem sucedida para seus filhos.

CONDIÇÕES DE RECEPÇÃO NA ESCOLA

  • Respeitar regras de higiene e de limpeza elementares,
  • Ter um estado de saúde compatível com a vida,
  • Se comprometer em freqüentar regularmente a escola.

 

 diagrama objetivos preescola

 

diagrama as5grandes

 

Quem cuida de sua criança?

 

diagrama equipe educacao

 

  • A ajudante maternal acompanha o professor durante o dia em sala de aula.
  • O professor tem a responsabilidade de todas as atividades pedagógicas proposta.

 

Pais, como preparar a chegada na escola?
No final do ano letivo, participando:

  • Do dia « portas abertas »,
  • (ou) da reunião de informação sobre a escola,
  • (ou) da visita organizada para descobrir o espaço, as atividades, os profissionais,
  • (ou) das manifastações propostas pela escola,
  • (ou) da Colônia de férias.

Durante as férias de verão:
Fale com eles sobre a escola, descubram ela com ele.
O primeiro dia de aula do seu filho é :_______________

Durante o ano:

  • Acompanhando seu filho no 1º dia de aula,
  • Buscando ele na hora,
  • Deixando ele levar seu objeto favorito se ele precisa,
  • Marcando suas roupas, seus sapatos com seu nome,
  • Participam da escola:
  • Estando na reunião de série e dos projetos organizados pela escola.
  • Participando desse conselho se for eligido.
  • Interessando-se pelas atividades de seu filho:
  • falando com os professores e seus ajudantes,
  • Ajudando em autonomizar a criança (vestir-se, calcar-se, assoar o nariz, ir ao banheiro...)
  • Falando com ele a respeito do seu dia na escola,
  • Ficando atento à seus progressos e realizações acompanhando especialmente seu desenvolvimento em francês e/ou aprendendo o idioma e participando das manifestaçõe culturais francesas,
  • Olhando os cadernos, livros, documentos que lhe serão entregues.

Outras informações úteis

O sono:
Em casa : para seu crescimento, seu equilíbrio, uma criança precisa de 10 horas de sono. E desejávl que ele durma o mais tardar às 20 horas.

O descanso a tarde : ele ainda é necessário para algumas, a sua duração depende de cada criança.

O Café da Manhã:
Em casa : zelar para que a criança não saia de casa em jejum

Acolho da Manhã:
E um momento de retomada de contato com a escola. Ele ocorre respeitando o ritmo de cada criança e envolve atividades diversificadas e rituais.