As línguas estudadas e aladas no decorrido dos ciclos

Ciclo 1 | Ateliê de aprendizagens iniciais (3 a 4 anos), Jardim I (4 a 5 anos) e Jardim II (5 a 6 anos)

As crianças possuem dois professores, um de nacionalidade francesa, ensinando francês, e outro de nacionalidade brasileira, ensinando português. O trabalho é feito sobre objetivos específicos, englobando as principais competências: domínio da linguagem oral, da leitura e da escrita; resolução de problemas; percepção espacial; socialização e conhecimento do mundo. Outras atividades são o desenvolvimento da motricidade, as artes plásticas e a música.

Neste ciclo temos 26h15min semanais, sendo 70% em franês e 30% em português.

Ciclo 2 | 1º ano e 2º anoCiclo 3 | 3º ano ao 5º ano

As crianças não-francófonas começam a aprendizagem da língua francesa no 1º ano. As crianças francesas a aprendizagem do português no equivalente CP. A parte oral é feita primeiro e a parte escrita é iniciada a partir do 2º ano. Os alunos que não falam francês, no seu primeiro ano na escola, se beneficiam de aulas específicas de francês por um tempo determinado. A partir do 3º ano, todos as crianças estudam história e geografia dos dois países e dentro das duas línguas.

Nestes dois ciclos, a carga horária semanal chega a 26h, sendo mais ou menos 60% em língua francesa e 40% em língua portuguesa.

PT_BR